A minha Lista de blogues

Versão rasca do blogue cento e um. De 26 de Fevereiro de 2004 a 04 de Fevereiro de 2007.

Este blogue renovou-se, começando uma nova caminhada, de zero. Ao contrário do maradona, tenho demasiada nostalgia para mandar tudo regularmente por água abaixo, portanto criei este arquivo. Estão aqui todos os postes. Desde o início. Façam favor de vasculhar, seus viciados!

Arquivo do blogue

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Bem gerir o seu correio

(Ontem foi a gota de água. Recebi um e-mail daqueles que provoca duas reacções: riso total de cair para o lado de tão ridículo que é; e pena pelas pessoas que caiem nestas tretas. Estou a falar daqueles e-mails utópicos que recebemos, a pedirem-nos para fazer não sei quê para seremos felizes a vida toda e blá blá blá. E como ontem foi a gota de água, aqui fica um pequeno-grande guia para que possam bem gerir o vosso correio:)

Todos os dias recebemos dezenas de e-mails com conteúdo não desejado, falsas informações, e propostas mas ridículas umas que as outras. Para acabar de uma vez por todas com isso, faça circular esta mensagem.

Bem, aprendamos então a gerir os nossos e-mails de uma vez por todas... e libertemos a Internet de 80% dos vírus e outras palhaçadas que là encontramos...

O MAIS IMPORTANTE: quando reenviar as suas mensagens a outras pessoas, apague sempre os nomes e os endereços das pessoas por quem o e-mail já passou. Há programas na Internet que servem apenas para armazenar esse tipo de informação. Posteriormente são vendidas a spammers que muitas das vezes difundem vírus. Quando envia uma mensagem a mais que uma pessoa, não use o campo "Para:" (ou To:), nem o campo "Cc:", mas sim "Bcc:" (Blind Carbon Copy), que vai impedir o aparecimento dos endereços dos destinatários. Quando todos fizermos isso, estaremos a libertar a Internet de 80% dos vírus e outras porcarias electrónicas que corroem a rede mundial...

1) As grandes empresas NÃO utilizam a correspondência do tipo corrente (chain-letters). A Microsoft e a AOL NÃO oferecem 245 dólares pelo envio de cada e-mail. A Nokia NÃO oferece telemóveis. Aliás, pense bem... como é que eles podem verificar se efectivamente mandou o correio aos outros?

2) A MTV NÃO lhe dará autorização para estar nos bastidores se enviar o correio a muitas pessoas.

3) NÃO é porque alguém o escreveu, quatro andares mais abaixo na pirâmide, que tem que ser verdade (observe, é uma simples mentira).

4) NÃO existe NENHUMA organização de vendedores de pulmões ou outros órgãos. NINGUÉM acorda dentro de uma banheira cheia de gelo, mesmo que um amigo lhe jure que isso aconteceu ao primo do amigo de um conhecido.

5) Se o(s) último(s) acidente(s) que implicam foguetões da NASA soltaram partículas de plutónio na Costa Oeste Norte-Americana, acredita, sinceramente, que essa informação seria divulgada POR E-MAIL??

6) NÃO HÁ vírus "Good Times", "Bad Times", "Sapos Budweiser", etc. Na realidade, NUNCA, mas mesmo NUNCA deveria reenviar e-mails que alertam sobre vírus, antes de primeiro confirmar a informação junto de uma empresa REAL que o tenha identificado.

7) Corte os quilómetros de cabeçalho com os endereços de e-mail.

8) Há mesmo mulheres a sofrer no Afeganistão, e as finanças de diversas empresas filantrópicas são vulneráveis, mas reenviar um e-mail NÃO AJUDARÁ essas causas. Se deseja mesmo ajudar, procure a melhor maneira de o fazer junto da sua freguesia, da Amnistia Internacional ou da Cruz Vermelha. Os e-mails com "assinaturas" são geralmente falsos e não significam rigorosamente nada para aqueles que têm o poder de fazer alguma coisa em relação ao que là é anunciado. É apenas mais um meio para recolher endereços electrónicos.

9) NÃO HÁ nenhum projecto que esteja para ser votado no Congresso Brasileiro que irá reduzir a superfície da Floresta Amazónia em 50%. Também não há nenhum para acabar com as portagens nas auto-estradas. Então não perca o seu tempo e não faça tristes figuras assinando e reenviando esses e-mails enfurecidos "assinados" para protestar ou comunicar esse tipo de coisas.

10) Você NÃO irá morrer NEM ter azar no amor se cortar o cordão. Sejamos inteligentes e paremos de aceitar esta maneira imbecil de ajudar os hackers e os spammers (propaganda).

11) Escrever um e-mail ou enviar alguma coisa pela Internet é muito fácil... NÃO ACREDITE automaticamente em tudo. Observe o texto, pense um bocadinho, e analise tudo antes de o reenviar aos seus amigos.

12) Quando recebe e-mails com pedidos de ajuda a alguém, com uma fotografia comovente, NÃO O REENVIE "apenas para fazer o seu dever"... pode haver alguém com más intenções por detrás desse e-mail. Verifique a veracidade das informações... Na realidade, perto de si há sempre alguém que necessita de algo, se realmente deseja ajudar.

13) Faça muito cuidado com as mensagens-lista de dados de pessoas, onde cada um assina, insere as suas informações, número de telefone, etc. e reenvia. Esse tipo de e-mails e os dados neles contidos podem facilmente ser reutilizados por ladrões, sequestradores, piratas informáticos, etc.

14) Agora SIM, ENVIE ESTA MENSAGEM a todos os seus amigos e conhecidos, e ajude a pôr um pouco de ORDEM nesta imensa tela chamada INTERNET. Lembre-se que todos os dias há iniciados a utilizarem a Internet pela primeira vez, e se pudermos ajudar o mais possível, será UMA GRANDE AJUDA PARA TODOS!

2 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Isso!
:)

Kid Sundance disse...

Ma man. Até que enfim sinto de tua parte um pouco de bitterness, e eprmite-me dizer que é muitissimo bem direccionada :)

O Spam é, na minha opinião, um dos maiores flagelos que alguma vez caiu sobre a humanidade.
São pessoas como tu (e por exemplo o Tiago Martins, que todos os anos manda emails esclarecedores, como o teu post, aos adeptos de Spam) que me fazem acreditar que os dias vindouros certamente serão mais felizes.
Um grande bem haja.