A minha Lista de blogues

Versão rasca do blogue cento e um. De 26 de Fevereiro de 2004 a 04 de Fevereiro de 2007.

Este blogue renovou-se, começando uma nova caminhada, de zero. Ao contrário do maradona, tenho demasiada nostalgia para mandar tudo regularmente por água abaixo, portanto criei este arquivo. Estão aqui todos os postes. Desde o início. Façam favor de vasculhar, seus viciados!

Arquivo do blogue

quinta-feira, 9 de março de 2006

Crash - Colisão

Paul Haggis, sem cair no cliché dos conflitos comunitários básicos, oferece-nos através de vários exemplos uma crítica ao sistema americano — que pode mesmo ser alagarda aos sistemas ocidentais —, que arrasta o racismo a todos os níveis dos brancos perante os negros, dos negros perante os asiáticos, dos asiáticos perante os hispanos, com cada comunidade fechada no seu próprio gueto. Este inteligente filme sobre o medo do outro devido a uma falta de comunicação e de conhecimento deixa transparecer pontos negativos da sociedade e é bastante pessimista sobre as oportunidades de erradicação do racismo em massa, isto apesar de terminar sobre uma nota positiva que nos prova que com mais comunicação e mais contactos os povos podem-se aproximar. Em suma a realização é perfeita, com o perfeito encadeamento de cada história que se irá encontrar com todas as outras no fim, e o eficaz jogo de actores de Sandra Bullock e Matt Dillon que não tiveram medo em encarnar o lado do racismo, ou ainda a brilhante interpretação de Tony Danza, o mexicano. Este filme não deixa ninguém indiferente e faz cada um passar por diferentes estados de emoção. O melhor filme do ano.

2 comentários:

Espanhol disse...

tenho de ver este filme...

Anónimo disse...

A cena do tiro na filha do mexicano é a mais emotiva de todo filme... E chocante... Fiquei estupefacta com a cena... Como um todo, o filme é excelente... Mereceu o óscar de melhor filme...